Header Ads

Mesmo com 'aposta alta', campanha do Operário na Série D de 2023 é a terceira pior de MS na história da competição

 

A segunda participação do Operário Futebol Clube na Série D do Brasileiro terminou como a primeira: apenas uma vitória e a lanterna do grupo, amargando a terceira pior campanha de uma equipe sul-mato-grossense na quarta divisão do futebol nacional - iniciada em 2009 e em sua 14ª edição em 2023.

Com um saldo de gols negativo de 14 gols, apenas oito pontos na tabela e 19% de aproveitamento (uma vitória, cinco empates e oito vitórias), o Galo não só repetiu erros cometidos em 2019 como foi além e cometeu novos erros, trazendo mais uma vez frustação aos torcedores e apoiadores.

A aposta no "ano de ouro" operariano foi alta, tanto que uma possível classificação para a Série C chegou a ser cogitada pelo recém eleito presidente Nelson Antonio. Um ano depois, tudo não passou de um ledo engano, vindo a constatação de que recursos privados se esvairam e que quase R$ 1 milhão em verba pública poderia ter tido destino mais eficaz diante da incapacidade do time principal.

Conforme levantamento da reportagem, a pior campanha sul-mato-grossense na Série D ocorreu em 2017, quando o Sete de Dourados encerrou a competição também amargando a lanterna e sem vitórias. Com apena um empate, o time conseguiu meramente um ponto, chegando a marca de apenas 5,6% de aproveitamento em seis partidas disputadas naquele ano.

Já a segunda pior campanha até aqui foi a do Águia Negra em 2021, quando com 16,7% de aproveitamento, o time rio-brilhantense somou sete pontos em 14 jogos - uma vitória, quatro empates e nove derrotas. Essa foi a pior campanha desde que a Série D do Brasileirão passou a ser disputada com oito times por grupo, em 2020. Ou seja, está em sua quarta edição assim.

Dono da terceira pior campanha do Estado na quarta divisão, o Operário também é detentor da quinta pior campanha, em 2019, quando em seis partidas conseguiu uma vitória, dois empates e três derrotas, chegando a cinco pontos e 27,8% de aproveitamento. O treinador nesse torneio também foi Celso Rodrigues, que comandou o clube em 10 do 14 jogos na Série D de 2023 antes de ser demitido.

Os melhores

A título de comparação, as melhores campanhas realizadas por equipes de Mato Grosso do Sul na Série D foram muito mais vistosas. O dono da pior, o Sete, é também dono da melhor campanha na fase de grupos, em 2016, quando atingiu 61,1% de aproveitamento e com 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota) liderou o grupo.

Em 2017, o Comercial atingiu a marca de 55,6% de aproveitamento e, com três vitórias, um empate e duas derrotas, ficou com a vice-liderança do grupo, 10 pontos e também passou para o mata-mata. A terceira melhor campanha foi do Novo, em 2018, quando com a mesma campanha colorada avançou de fase também como segundo do grupo.

Na atual era de oito equipes por grupo, o Costa Rica conseguiu no ano passado terminar em terceiro, com 50% de aproveitamento. A equipe da região nordeste sul-mato-grossense alcançou o feito e passou de fase com 21 pontos conquistados em seis vitórias, três empates e cinco derrotas. Em 2024, o time volta ao torneio.

---
Foto: Divulgação/OFC


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.